1/4

A Instalação da Diocese de Propriá ocorreu no dia 16 de Outubro de 1960. Propriá, a formosa urbe sergipana que se debruça risonha e vibrante à beira do São Francisco, estará engalanada para celebrar festivamente a sua elevação à categoria da sede de uma das Dioceses criadas pelo Santo Padre, São João XXIII, na Província Eclesiástica de Aracaju. O acontecimento marcará um dos mais gloriosos fatos da antiga povoação do Urubu de Baixo, como foi primitivamente chamada, a qual desde bem cedo, situou na história de Sergipe a sua posição de liderança de toda a zona norte do Estado e na região fisiográfica do Baixo São Francisco.

O ambiente em Propriá, segundo testemunhou o repórter que lá esteve, colhendo dados para esta reportagem, era de febril entusiasmo por parte da população, nos preparativos para uma recepção condigna ao seu 1º Bispo, Dom José Brandão de Castro e para a festa inaugural da nova Diocese.

Fonte: Província Eclesiástica de Aracaju - Evangelizando para a Vida, da Irmã Maria Eleonôra de Jesus Morais.

Durante a nossa história de Igreja Diocesana, tivemos a condução de quatro prelados: Dom José Brandão de Castro, CSSR (1960-1987), Dom José Palmeira Lessa (1987-1995), Dom Mário Rino Sivieri (1997-2017); e o atual Bispo Diocesano Dom Vitor Agnaldo de Menezes. Além das belezas naturais, tais como os cânions do Rio São Francisco (Canindé do São Francisco) e a sua foz (Brejo Grande), as praias do litoral norte de Sergipe, a Grota do Angico, local da execução de Lampião (Poço Redondo), a Ilha de São Pedro com o único reduto indígena do Estado (Porto da Folha), a nossa Diocese também abriga manifestações de um povo de fé: Festa de Bom Jesus dos Navegantes (Propriá, Ilha das Flores, Sant’Ana do São Francisco, Gararu, Ilha do Ouro em Porto da Folha), os louvores a São Benedito (Japaratuba, a devoção a São Francisco de Assis em todo estuário do “Velho Chico” as festas dos padroeiros nas paróquias.

A Diocese de Propriá foi criada em 30 de abril de 1960 pela Bula Ecclesiarum omnium do Papa João XXlll, desmembrada da então Diocese de Aracaju. Esta mesma bula também erigiu a Diocese de Estância e elevou a então Diocese de Aracaju a categoria de Arquidiocese. Esta nossa Circunscrição pertence à Província Eclesiástica de Aracaju e ao Regional Nordeste III da CNBB.

1/4

A Diocese de Propriá também se caracteriza pela sua dinamicidade. Por ser uma Igreja viva, clero, fiéis, religiosos e religiosas se juntam para formar uma Igreja missionária, catequética, atenta ao Evangelho, bem como a tudo o que dele deriva, pois isto é vontade de Jesus. Assim no sertão, tabuleiro e litoral queremos ser sinais de Deus para tantos homens e mulheres, crianças e idosos que em diversas situações da suas existências, procuram o sentido de suas vidas: o próprio Senhor Jesus Cristo.

Marca da agencia Ideia (1).png