Marca da agencia Ideia (7).png
PPA  (2).png

PPA  (2).png

Presbiterato

Nascido em 15 de junho de 1968, na cidade baiana de Curaçá, é formado em Filosofia pelo Institutum Sapientiae, em Anápolis e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também tem especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 18 de abril de 1998, na Diocese de Jequié, na Bahia.

Entre as funções que exerceu estão a de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié, reitor do Seminário Maior Diocesano, diretor Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, de 2006 a 2010, pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Jequié, de 2011 a 2016 e, por último, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maracás, função que exerceu até a nomeação para o bispado.

Episcopado

No dia 25 de outubro de 2017, o Papa Francisco nomeou o Padre Vítor Agnaldo de Menezes, da Diocese de Jequié da Bahia, Bispo da Diocese de Propriá de Sergipe, em substituição de Dom Mario Rino Sivieri, que ocupava o cargo há quase 21 anos. Sua posse canônica como quarto bispo diocesano foi realizada no dia 03 de Fevereiro de 2018 na Catedral de Santo Antônio.

“Desde o momento da minha nomeação para essa linda igreja, meu coração desejou estar com vocês. Como Jó, nunca esqueçamos que só Deus pode nos ajudar. Os milagres de Jesus mostram que é possível viver melhor, que outro mundo é próximo. Que nossa igreja de Propriá seja assim, aberta a curar a todos, uma igreja samaritana. Que nossa igreja seja uma igreja da montanha, uma igreja orante. E esteja atenta a sua missão, a igreja existe para evangelizar. O bispo diocesano não governa sua diocese sozinho, mas com todos diocesanos”, proferiu Dom Vitor ao povo diocesano em sua posse.