A Diocese de Propriá foi criada em 30 de abril de 1960 pela Bula Ecclesiarum omnium do Papa João XXlll, desmembrada da então Diocese de Aracaju. Esta mesma bula também erigiu a Diocese de Estância e elevou a então Diocese de Aracaju a categoria de Arquidiocese. Esta nossa Circunscrição pertence à Província Eclesiástica de Aracaju e ao Regional Nordeste III da CNBB.

 

A Diocese de Propriá situa-se geograficamente no Norte do Estado de Sergipe e é composta por 26 municípios: Amparo de São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Canindé de São Francisco, Cedro de São João, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Malhada dos Bois, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Pirambu, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha. Destes, constituímos 28 paróquias. Possuímos como limites: A Leste, o Oceano Atlântico; ao Sul, a Arquidiocese de Aracaju, Sergipe; a Noroeste, a Diocese de Palmeira dos Índios, Alagoas; a Nordeste, a Diocese de Penedo, Alagoas; e a Oeste, a Diocese de Paulo Afonso, Bahia. Nosso território abrange uma superfície de 8.224,8 Km). Possui uma superfície de 8.224, 8Km e uma população de 325.443 habitantes (IBGE 2007). Nossa Diocese abriga um povo que faz do seu trabalho seja com o artesanato, seja com a agropecuária, com o comércio e com a prestação de serviços, um digno meio de sobrevivência.

 

Durante a nossa história de Igreja Diocesana, tivemos a condução de quatro prelados: Dom José Brandão de Castro, CSSR (1960-1987), Dom José Palmeira Lessa (1987-1995), Dom Mário Rino Sivieri (1997-2017); e o atual Bispo Diocesano Dom Vitor Agnaldo de Menezes. Além das belezas naturais, tais como os cânions do Rio São Francisco (Canindé do São Francisco) e a sua foz (Brejo Grande), as praias do litoral norte de Sergipe, a Grota do Angico, local da execução de Lampião (Poço Redondo), a Ilha de São Pedro com o único reduto indígena do Estado (Porto da Folha), a nossa Diocese também abriga manifestações de um povo de fé: Festa de Bom Jesus dos Navegantes (Propriá, Ilha das Flores, Sant’Ana do São Francisco, Gararu, Ilha do Ouro em Porto da Folha), os louvores a São Benedito (Japaratuba, a devoção a São Francisco de Assis em todo estuário do “Velho Chico” as festas dos padroeiros nas paróquias.

 

A Diocese de Propriá também se caracteriza pela sua dinamicidade. Por ser uma Igreja viva, clero, fiéis, religiosos e religiosas se juntam para formar uma Igreja missionária, catequética, atenta ao Evangelho, bem como a tudo o que dele deriva, pois isto é vontade de Jesus. Assim no sertão, tabuleiro e litoral queremos ser sinais de Deus para tantos homens e mulheres, crianças e idosos que em diversas situações da suas existências, procuram o sentido de suas vidas: o próprio Senhor Jesus Cristo.

 

A Instalação da Diocese de Propriá ocorreu no dia 16 de Outubro de 1960. Propriá, a formosa urbe sergipana que se debruça risonha e vibrante à beira do São Francisco, estará engalanada para celebrar festivamente a sua elevação à categoria da sede de uma das Dioceses criadas pelo Santo Padre, São João XXIII, na Província Eclesiástica de Aracaju. O acontecimento marcará um dos mais gloriosos fatos da antiga povoação do Urubu de Baixo, como foi primitivamente chamada, a qual desde bem cedo, situou na história de Sergipe a sua posição de liderança de toda a zona norte do Estado e na região fisiográfica do Baixo São Francisco. 

 

O ambiente em Propriá, segundo testemunhou o repórter que lá esteve, colhendo dados para esta reportagem, era de febril entusiasmo por parte da população, nos preparativos para uma recepção condigna ao seu 1º Bispo, Dom José Brandão de Castro e para a festa inaugural da nova Diocese.

Fonte: Província Eclesiástica de Aracaju - Evangelizando para a Vida, da Irmã Maria Eleonôra de Jesus Morais.  

+Armandus Lombardi
Archiepiscopus tit. Caesariem Philippi
In Brasília Apostolicus Nuntius


Ata da instalação da Diocese de Propriá e da posse do novo bispo Exmo. Sr. Dom José Brandão de Castro


Aos 16 dias do mês de outubro de mil novecentos e sessenta, na Igreja de S. Antônio, na cidade de Propriá, no Estado de Sergipe, presentes Exmos. Bispos, altas autoridades, membros do clero Diocesano e Regular, e grande número de fiéis, sob a presidência do Exmo. Sr. Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico no Brasil, Executor das Bulas Pontifícias, foram lidos publicamnete os seguntes documentos:
1 – Bula “Ecclesiam Omnium”, do Santo Padre João XXIII, gloriosamente reinante, datada de trinta de abril de novecentos e sessenta, erigindo as Dioceses de Estância e Propriá, e a Província Eclesiástica de Aracaju.
2 – Decreto de execução da mencionada Bula, emanado da Nunciatura Apostólica do Brasil, com data de sete de outubro de mil novecentos e sessenta, referente à parte que diz respeito à ereção da Diocese de Propriá, ficando assim canonicamente instalada a mesma diocese.
3 – Bula do Santo Padre João XXIII nomeando o Exmo. Sr. Dom José Brandão de Castro primeiro bispo de Propriá.
Terminada a leitura destes documentos, o Exmo. Sr. Dom José Brandão de Castro apresentou a Bula de nomeação aos párocos da cidade e da Diocese de Propriá, tomado assim canonicamente posse do cargo de Bispo Diocesano de Propriá.
E para constar, foi lavrada a presente ATA, que, redigida em quatro vias foi assinada pelo Exmo. Sr. Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico, pelos Exmos. Srs. Bispos presentes a cerimônia, pelo Exmo. Senhor Governador do Estado, Doutor Luiz Garcia, por altas Autoridades e pelos párocos da cidade e da Diocese de Propriá.

+Armando Lombardi, n ap.
+José Vicente, Arc. Metro.
+Fernando, Arc.
+José, Bispo de Penedo - Al.
Luiz Garcia, Governador do Estado
+José, Bispo de Propriá.
João F. Brito – Juiz de Direito
Pe. Darci Leite, Vigário Ecônomo
Mons.José Curvelo Soares, Vigário Geral.
João de Aguiar Caldas - prefeito.
Antônio Torres Júnior – Presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe.

Diocese de Propriá

Igreja Católica Apostólica Romana

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNBB NE 3 / Sub-regional 2

Contato:

Telefone: (79) 3322-1757

E-mail: diocesepropria@bol.com.br

Cúria Diocesana:

Travessa Municipal, 117

49900-000 / Propriá-SE

Func.: Seg a Sex: 08h às 12h / 14h às 18h

Todos direitos reservados a Diocese de Propriá 

logo 2.png