Representantes da Diocese de Propriá, participam da Assembleia da Pastoral Familiar CNBB Ne 3


A Diocese de Camaçari-BA, acolheu de 4 a 6 de outubro a 23ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar. A Diocese de Propriá foi representada pelo casal diocesano, Aline e Josias. 22 das 26 dioceses que compõem o Regional estiveram presentes para aprofundar as Diretrizes Gerais da CNBB 2019-2023, apresentadas pelo Secretário Executivo Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães, que salientou a necessidade dos regionais atentarem para fazer das famílias “igrejas domésticas missionárias”, que bebendo da Palavra de Deus sejam espaços de acolhida àqueles que necessitam de escuta, conselhos, também que possam ser comunidades eclesiais que transmitam alegria.

A abertura da Assembleia se deu na sexta-feira, dia 4, com a celebração da Eucaristia, presidida pela Bispo Referencial, Dom Carlos Alberto, da Diocese de Itabuna/BA. Após o jantar, Dom Carlos Alberto refletiu acerca da Família, com o Tema, “A Família, como vai?”. Os casais e assessores foram acolhidos nas casas de famílias da paróquia do Pe. Edson Bahia, assessor do Regional.


Após a missa de abertura da programação no sábado, Dom Petrini, Bispo de Camaçari, que já presidiu a Comissão para Vida e Família da CNBB, fez uma contextualização da realidade social e religiosa da família diante dos desafios apresentados pela sociedade globalizada. Padre Crispim ainda trabalhou as perspectivas do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado de Noivos, tarefa que a Comissão vem se debruçando como meio de fazer um trabalho eficaz de preparar não só para o casamento, mas para a vida matrimonial como meio de santidade.


O domingo foi dedicado a apresentação das dioceses e às propostas de inserção das atividades das DGAE 2019-2023, nas três dimensões: Pré, Pós e Casos Especiais da Pastoral Familiar.


Colaboração:

Pastoral Familiar Diocesana


Diocese de Propriá

Igreja Católica Apostólica Romana

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNBB NE 3 / Sub-regional 2

Contato:

Telefone: (79) 3322-1757

E-mail: diocesepropria@bol.com.br

Cúria Diocesana:

Travessa Municipal, 117

49900-000 / Propriá-SE

Func.: Seg a Sex: 08h às 12h / 14h às 18h

Todos direitos reservados a Diocese de Propriá 

logo 2.png