A COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM ESTÁ CELEBRANDO HOJE 39 ANOS DE CARISMA!

Atualizado: Jul 10

Toda a Igreja celebra em unidade o nascimento deste Carisma, fruto da oferta de um jovem desejoso de se consumir pela própria Igreja, pelos jovens e pelos homens. Moysés Azevedo (fundador), numa Celebração Eucarística, presidida pelo Papa São João Paulo II, ofertou a sua própria vida, disposto para trabalhar na evangelização de jovens. Daí surgiu a lanchonete e junto com esta o Carisma Shalom, brotado do próprio coração de Deus que o inspirou.

A Comunidade Católica Shalom que tem como co-fundadora Emir Nogueira, é uma comunidade de Vida consagrada e tem entre os seus membros os três formas de vida (matrimônio, celibato e sacerdócio) e como prioridade anunciar a paz, fruto da experiência pessoal com o Ressuscitado que passou pela Cruz, tendo como baluartes, São Francisco e Santa Teresa d’Ávila, expressões do louvor, da oração, do apostolado e do amor esponsal que estes Santos tiveram como sentido de suas vidas.

A Comunidade está presente na Diocese de Propriá há 29 anos e atualmente conta apenas com a Comunidade de Aliança, um modo de pertencer à comunidade, permanecendo no seio familiar e nas atividades do quotidiano, próprias de qualquer cristão.

As Comunidades de Vida mais próximas a nossa Diocese estão em Aracaju e Arapiraca, e é uma outra forma de vida na comunidade, deixando sua família e sua própria terra para abraçar o chamado de dedicação à oração, vida fraterna e serviço na obra, vivem nem “Casas Comunitárias”.

Inúmeros missionários já passaram por nossa Diocese, dentre eles Tereza Brito, Marco Flávio e Elena (primeiros missionários na Diocese), bem como Suely Façanha, João Bala, Jonci e Reinaudi que morou aqui em 2008/2009 e foi transferido para Argélia onde morreu testemunhando a fé. De igual modo, inúmeros missionários da nossa diocese já foram enviados e estão em missão espalhados pelo Brasil e pelo mundo, a exemplo dos neo-sacerdotes Vitor Bonfim e Thiago Rocha, ambos da Cidade de Cedro de São João.

Hoje na Missão de Propriá temos um sacerdote Diocesano como portulante da Comunidade de Aliança o Pe. Ricardo Freire e muitos outros padres da Diocese que descobriram a sua vocação ao sacerdócio por meio do carisma.

A sede da comunidade está na cidade de Propriá, onde os membros se reúnem para “Células Comunitárias” às segundas e sextas-feiras, às 18h30min. Atualmente a Comunidade conta com 37 membros consagrados e estes se organizam por ministérios para desenvolver seu Apostolado e serviços junto à Obra Shalom.

A Comunidade Shalom em Propriá conta ainda com cinco grupos de oração e tem entre os seus principais eventos o Renascer (Retiro de Carnaval), Arraiá da Paz (no período junino), o Virada Radical (um acampamento próprio para jovens) e O Congresso de Cura, já assumiu o Projeto Menino Davi, que é um Projeto de atendimento e cuidado a crianças carentes, oferecendo, sobretudo, cursos, oficinas, reforço escolar e ocupação para elas, bem como o Projeto de Adoções, no qual famílias eram apadrinhadas por Italianos, recebendo assim, mensalmente, cestas básicas, roupas nos finais de ano e material escolar no início do ano.

Celebrar os 39 anos deste Carisma é a certeza de que o Espirito Santo continua soprando em nosso meio e confirmando cada vez a missão da Igreja de levar a Boa Nova a todos os povos e nações.

Shalom a todos!