Campanha da Fraternidade 2021: Dioceses de Sergipe realizam seminário de formação

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2,14). O objetivo da CF é despertar para o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade, à luz da palavra de Deus.

Nos dias 08 e 09 de fevereiro, das 19h00 às 22h00, a Diocese de Propriá, juntamente com as dioceses de Aracaju e Estância, realizarão um grande seminário de formação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. O evento será on-line e transmitido através dos canais no YouTube das Dioceses.

Segue abaixo o link do canal da Diocese de Propriá:

Confira a programação completa do Seminário:

Dia 08/02 - Das 19h às 22h

Acolhida e condução: Irenir de Jesus Santos

Tema 1: Introdução a CFE/2021

Tempo: 50 minutos.

Assessoria: Padre Isaias Carlos Nascimento Filho - Graduado em Teologia, mestre em Ciências da Religião e coordenador da Caritas Diocesana de Propriá.

Tema 2: Sobre o que falamos pelo caminho?

Tempo: 50 minutos

Assessoria: Reverendo Bruno Luiz Teles de Almeida - Reverendo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Salvador-BA), graduado em Teologia, mestre em Educação, especialização em Metodologia do Ensino Superior, especialização em Teologia e Cultura, licenciatura em Pedagogia e licenciatura em Sociologia.

Tema 3: Redescobrindo Cristo no caminho: paz do Ressuscitado que nos une (evangelização para a cultura da não violência, caminhos a trilhar e Análise de Lucas)

Tempo: 50 minutos

Assessoria: Diácono Luciano Lima Santana - Graduado em Teologia, mestre em Teologia. Atualmente é coordenador Arquidiocesano de Pastoral na Arquidiocese de Vitória da Conquista-BA. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática. Experiência no Ensino Fundamental e Médio com as disciplinas de Ensino Religioso e Filosofia.

Momento Devocional: Equipe de Campanhas da Diocese de Estância

Dia 09/02 - Das 19h às 22h

Acolhida e condução: Elenilza de Carvalho

Tema 1: Cristo é nossa paz: do que era dividido fez uma unidade (Evangelização para a cultura da não violência, caminhos a trilhar - Análise da Carta aos Efésios).

Tempo: 50 minutos

Assessoria: Padre Carlos Alberto de Jesus Assunção - Graduado em Teologia e assistente espiritual da Dimensão Ecumênica da Diocese de Estância.

Tema 2: Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor (CFE como prática de Diaconia ecumênica transformadora)

Tempo: 50 minutos

Assessoria: Pastor Alexandre de Jesus dos Prazeres - Pastor da Igreja Presbiteriana Unida-IPU, doutor em Sociologia, bacharel em Teologia, mestre em Ciência da Religião.

Tema 3: Coleta da Solidariedade – Nosso gesto concreto.

Tempo: 50 minutos

Assessoria: Padre Adriano de Andrade - Graduado em Teologia e assistente espiritual da Equipe de Campanhas na Arquidiocese de Aracaju.

A Campanha da Fraternidade 2021 será ecumênica, buscando o diálogo com outras denominações cristãs. Esta será a quinta Campanha Ecumênica realizada no Brasil, e o seu objetivo geral é convidar as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem um caminhar para superar as polarizações e violências por meio do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade.