Missa Crismal é celebrada na Catedral Diocesana de Propriá

Atualizado: Set 11

Ontem, na Catedral Diocesana de Propriá, ocorreu a Santa Missa Crismal, ou Missa dos Santos Óleos, com a presença do clero diocesano. A Missa foi presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Vitor Agnaldo de Menezes.

A celebração é comumente realizada no dia do padre, mas por conta da pandemia foi adiada para hoje, Natividade de Nossa Senhora.

Ao final da celebração, Dom Vitor fez alguns comunicados a respeito da caminhada pastoral da Diocese, especialmente na formação do clero.

Após uma reflexão, preocupado com a formação dos futuros seminaristas, que é prioridade no seu episcopado, em diálogo com Dom Giovanni Crippa, bispo de Estância, e com o Conselho Presbiteral, dom Vitor informou que a Casa de Formação dos seminaristas de Propriá será separada do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Os seminaristas continuarão estudando no Seminário em Aracaju, porém em uma casa separada. Para Reitor, está sendo cotado o Pe. Mário César de Souza.

Dois padres da diocese sairão para estudar fora do país: o Pe. Gustavo irá estudar Teologia Bíblica na Diocese de Valência (Espanha), no segundo semestre de 2021; e o Pe. Gedeão irá para a cidade de Padova (Itália), estudar Liturgia, em 2022. A diocese também aguarda o retorno de dois padres: Pe. Fábio, que chegará até o início do ano que vem, e o Pe. Deivide Marcklai, que retornará no meio do próximo ano.

Além disso, a Catedral Diocesana passará por reformas e contará com a ajuda das paróquias. Por fim, Dom Vitor, respondendo aos questionamentos de alguns padres, informou sobre o retorno das atividades dos grupos, movimentos e pastorais, que ficará a cargo dos párocos, observando as normas da saúde e da diocese.