Diocese de Propriá se prepara para celebrar a Festa de Santo Antônio

Atualizado: 8 de Jun de 2019

Três paróquias dedicadas a Santo Antônio, na Diocese de Propriá, vivenciam, com grande fervor, os preparativos para a festa em honra ao seu padroeiro. Essas comunidades paroquiais estão localizadas nas cidades de Neopólis, Ilha das Flores e em Propriá.

Breve Histórico

Santo Antônio, embora conhecido como o santo de Pádua, na Itália, na verdade é natural de Lisboa, Portugal. É da família Bulhões e seu nome de batismo é Fernando. Seu nome foi mudado quando fez opção pela vida religiosa, já que o “homem velho” – Fernando – morreu para o mundo, e o “homem novo” – Antônio – nasceu para Deus. Inicialmente, tornou-se um monge agostiniano, em Lisboa; depois, viveu em Coimbra. Tornou-se franciscano posteriormente, quando viu três missionários indo para o Marrocos, no desejo, ardentes de serem mártires. Tempos depois, esses frades faleceram. Quando os restos mortais deles voltaram para Portugal, o fato despertou em Antônio o desejo de entrar para a Ordem dos Frades Menores.

Santo Antônio morreu, ainda jovem, aos 36 anos. Porém, sua fama de santidade espalhou-se rapidamente não só pela Europa, mas por todo o mundo. Atribui-se a essa rápida disseminação da santidade de Antônio o fato de ele ser um exímio pregador, por saber de cor a Bíblia e ter uma eloquência formidável! O jeito de falar dele era simples, com profunda doutrina; ao mesmo tempo, Francisco era acessível à população. Nessa época, o norte da Itália e o sul da França estavam contaminados por heresias, grupos de pessoas com ideologias que ameaçavam a sã doutrina da Igreja. Santo Antônio combateu com muita eficácia essas heresias, por isso sua fama de pregador se consolidou.

Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado ou um esposo. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles que querem arranjar um namorado, que tem o desejo de formar uma família.

Acompanhe a cobertura do Novenário em honra a Santo Antônio na nossa Diocese:

- Paróquia Santo Antônio, Propriá/SE

- Paróquia Santo Antônio, Neopólis/SE

- Paróquia Santo Antônio, Ilha das Flores/SE

Texto adaptado do Frei Aluísio Antônio de Oliveira, Franciscanos Menores Conventuais – Caçapava (SP)