Dom José Palmeira Lessa celebra 38 anos de Ordenação Episcopal

Há 38 anos, no dia 24 de agosto de 1982, festa de São Bartolomeu, Apóstolo, a Igreja realizava com grande júbilo a Sagração episcopal de dom José Palmeira Lessa, arcebispo emérito da Arquidiocese de Aracaju.

A cerimônia foi presidida pelo cardeal Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, ele foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde permaneceu até 1987.

Assumiu a Diocese de Propriá, em Sergipe, em 30 de outubro de 1987, onde travou luta em defesa dos posseiros que estavam sendo expulsos de suas terras por poderosos da região.

“Ser bispo significa simplesmente reviver Jesus, doar-se totalmente ao Pai e amar a todos” – palavras de dom Lessa no dia de sua sagração episcopal. Nomeado bispo pelo papa João Paulo II, ele também disse na ocasião que estava inteiramente disponível para servir a Igreja, confessando um amor profundo e grande devoção a Nossa Senhora.

Dom Lessa nasceu no dia 18 de janeiro de 1942, na cidade de Coruripe-AL. Aos sete anos, em 1947, mudou-se para o Rio de Janeiro ao lado de sua família. Ainda menino, entrou no seminário e anos mais tarde foi ordenado sacerdote, em 3 de julho de 1968. Destacou-se por seus trabalhos pastorais em defesa dos mais pobres e favelados do Rio de Janeiro.

"Em Propriá não foi fácil, eram um clero e um povo sofridos que buscavam a justiça para os pobres, mas tinha aqueles excessos das ideologias. Tinha muita coisa do Evangelho e muitas dessas ideologias que afrontam a Igreja. O que me deu força e discernimento foi viver em comunhão com bispos, nos reuníamos duas, três vezes ao ano em torno da espiritualidade da unidade, para enfrentar as tenções das invasões de terras. Mediamos muitos desses conflitos, fomos acusados de subversivos, mas fizemos dezesseis assentamentos, beneficiando os camponeses pobres que queriam terra para morar e trabalhar" (Entrevista de Dom José Palmeira Lessa para a Edição Especial "Dom Lessa: 50 anos de sacerdócio", da Revista Verbo, da Arquidiocese de Aracaju)