DOM VÍTOR MENEZES NA FESTA DE SÃO THOMAZ DE CANTUÁRIA

Na noite desta quarta-feira (29/12), ainda na Oitava do Natal de Nosso Senhor, nosso Bispo Diocesano Dom Vítor, presidiu a Primeira Noite da Novena e Festa de São Thomáz de Cantuária, Padroeiro da cidade episcopal de Camaçari na Bahia.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Cônego Osmar Freire Monteiro Júnior - mui digno Cura da Sé e Vigário Geral da Diocese de Camaçari - além do Pe. Carlos Fernando Dias dos Santos - Magnífico Reitor do Seminário Propedêutico São Thomáz de Cantuária - e demais sacerdotes convidados, diácono, seminaristas e fiéis da referida comunidade paroquial.

Em sua homilia o prelado apontou a centralidade da Palavra na vida de cada batizado, isto é, O próprio Cristo, a Palavra Encarnada do Pai, mistério que solenemente celebramos estes dias.

É do Filho de Deus que nos veio a Salvação, e peregrinos nestes tempos difíceis da vida somos auxiliados pela intercessão da Mãe de Jesus, e dos Santos, aqui, São Thomáz de Cantuária, nosso amigo do céu.

Neste sentido, baseado-se no tema da festa: “Vós Sois todos um, em Cristo Jesus”, da Carta de São Paulo aos Gálatas, Dom Vítor acenou para o não legalismo na Igreja que afasta tantos fiéis, mas, como ensina o Papa Francisco, “sejamos uma Igreja misericordiosa, acolhedora e samaritana”. Por fim, exortou a comunidade a permanecerem fiéis á Igreja, ao Sumo Pontífice, ao Magistério não deixando-nos enganar e conduzir por qualquer espécie de doutrina estranha, afim de que, sejamos testemunhas da Verdade e da Unidade que nos torna irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

A Diocese de Camaçari receberá no início de 2022 seu novo Bispo Diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que sucederá à Dom João Carlos Petrini, após ter seu pedido de renúncia por limite de idade aceito pelo Santo Padre, segundo o Código de Direito Canônico.