EREÇÃO CANÔNICA DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO BOM PASTOR

No final da tarde desta segunda-feira (14/02), memória de São Cirilo e São Metódio, nosso Bispo Diocesano Dom Vítor Menezes, presidiu a Santa Missa de Ereção Canônica do Seminário Propedêutico Bom Pastor da Diocese de Propriá. Este dia histórico em nossa Igreja Particular fora vivenciado com grande expectativa e alegria pelos fiéis e inúmeros sacerdotes que estiveram presentes na Solene Celebração, realizada no Santuário das Graças na cidade episcopal.

No princípio da celebração, nosso Bispo acolheu e saudou todos os presentes, sequencialmente, o Revmo. Pe. Francisco Luís (chanceler), proferiu a leitura do decreto de Ereção do Seminário Propedêutico Bom Pastor. Durante a homilia, o prelado enfatizou as palavras de São João Paulo II na Exortação Pastoris Dabo Vobis - sobre a formação dos presbíteros - na qual, a figura do sacerdote é apresentada de modo eminente segundo o Coração de Jesus, com a missão de apascentar o povo de Deus e cumprir o mandato do Senhor: “ide e fazei discípulos meus todos os povos” e “fazei isto em minha Memória“.

Dom Vítor elucidou ainda a promessa de Deus em nossa diocese, principalmente as dádivas vividas, o aumento e o florescimento de novas vocações para o Ministério Ordenado. Neste sentido, cabendo a cada um de nós a animação e a colaboração com as vocações sacerdotais e religiosas, especialmente, no fortalecimento de uma Igreja em saída capaz de levar ao mundo o anúncio profético e salvífico de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na ocasião, os diáconos eleitos: Cristiano Santos, Diego de Souza e Marcos Vinicius professaram a fé publicamente em virtude a ordenação diaconal. Por fim, foram apresentados os 10 seminaristas propedeutas, e nosso pastor exortou aos presentes, ao clero e aos diocesanos sobre os projetos “Amigos do Seminário” e “OVS”, com objetivo de rezar e cooperar financeiramente com a manutenção dos nossos seminaristas.