Festa do Santo Cruzeiro em Canhoba/SE

O município de Canhoba/SE já se prepara para celebração da Festa do Santo Cruzeiro, reunindo moradores da região para esta comemoração centenária. As comemorações tiveram início no dia 03 de Junho. Diariamente acontece o Ofício da Imaculada Conceição às 06h e a Santa Missa no Cruzeiro às 19h. Após a Celebração Eucarística, acontecerá nos dias 04 e 05 de Junho, a tradicional guerra de espadas e no dia 06 acontecerá uma queima de fogos de vista. A Festa se encerrá com a procissão, realizada no dia 07 de Junho a partir das 16h, percorrendo as principais ruas de Canhoba. Logo após a procissão haverá a Santa Missa.

A história do Santo Cruzeiro com a população canhobense vem desde 1910, quando Canhoba ainda era um pequeno povoado da cidade de Propriá, cujo Antônio Ferreira de Carvalho – Antônio Caxeiro - era o proprietário. Nesta época, a dificuldade prevalecia nesta pequena sociedade. Para um cristão casar-se ou batizar seus filhos tinha que se dirigir à Propriá ou Aquidabã.

Missões populares daquela época serviam para satisfazer as necessidades da população, nesta época chegaram por aqui os missionários, Frei Roque e Frei Anatanael fizeram aqui uma semana de Santa Missão, durante este período fizeram casamentos e batizados. Fizeram também uma espécie de profecia para os fins dos tempos, diziam que o rio São Francisco, nos tempos futuros, ia se transformar em poço. Durante a Santa Missão os missionários pediram a comunidade para buscar um madeiro, com a finalidade de erguer o Santo Cruzeiro, Antônio Caxeiro pediu à comunidade que se dirigisse a Barra Salgada/Mucambo para trazer um madeiro de árvore mais florida e mais bonita e trouxeram em um carro de boi o madeiro, foi levantado o Santo Cruzeiro, vieram em procissão com foguetes e zabumbeiro, daí vem a tradição do zabumbeiro que tocam em três dias da festa. No dia 07 de junho de 1910, foi erguido na praça central de Canhoba o Santo Cruzeiro। Ao partirem os missionários falaram: “deixaremos aqui o missionário mudo que não fala, mas sabe ouvir as preces dos fiéis.” Em 1911, começou o primeiro aniversário do Santo Cruzeiro com zabumba, foguetes, espadas e cruzeiro de vista.

Colaboração:

Cleomadson - PASCOM Canhoba