Lançamento da Campanha da Fraternidade 2020

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta anualmente a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. O tema para a Quaresma de 2020 é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso“, e o lema é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele“, em referência à parábola do bom samaritano (Lc 10,34-35). O cartaz da campanha destaca a imagem de Santa Dulce dos Pobres, uma das mais representativas e impactantes personificações da caridade cristã levada à prática em nosso país.

A Quaresma é um tempo litúrgico no qual a Igreja faz um convite mais intenso à conversão. No Brasil, este período é marcado pela Campanha da Fraternidade (CF), iniciativa proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que auxilia na busca de transformação e santificação por meio de uma realidade que se apresenta para ser refletida, meditada e rezada. Para além dessas atitudes, são várias as ações práticas que podem ser realizadas para fazer com que a conversão gere transformação. Em 2020, a proposta é de cuidado e compromisso com o dom da vida. A CF refletirá neste ano sobre o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

A inspiração para esta campanha e modelo motivador para o caminho de conversão quaresmal é a imagem do Bom Samaritano, apresentado por Jesus no trecho do Evangelho de Lucas ao qual o lema da CF 2020 remete.

“O que fez o bom samaritano interromper a rotina dele? Foi essa capacidade de parar, e essa pausa lança um olhar diferenciado para quem está à beira do caminho. Ele vê, não se contêm e é a compaixão que faz com que ele se aproxime sem fazer julgamento, sem preconceito, porque a vida que grita por sobrevivência, é a vida que está ameaçada”, explica o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.

Fonte: CNBB

O Lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese de Propriá ocorrerá no dia 29/02, a partir das 08h na Fazenda da Esperança, em Gararu-SE. O encerramento será às 16h30 com a Santa Missa na Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos. É pedida uma colaboração de R$ 20,00 por pessoa, para custear o almoço.