Apresentado projeto de lei que declara o Apostolado da Oração como Patrimônio Cultural de Sergipe

Foi apresentado na Assembleia Legislativa do estado, Projeto de Lei que declara o Apostolado da Oração (AO) como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

"Foi como muita satisfação e com a sensação do dever cumprido, enquanto cristão católico, que apresentei o Projeto de Lei que garante ao Movimento Católico Apostolado da Oração a condição de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. Mais que enaltecer uma tradição, o projeto reconhece a importância do Apostolado da Oração na construção de uma sociedade temente a Deus.

Trata-se de um dos maiores grupos de fiéis católicos em Sergipe, presente em todos os municípios do Estado. Não se pode negar que é verdadeiramente uma marca cultural do povo sergipano. Presença certa em qualquer Igreja Católica, os integrantes do Apostolado da Oração trazem sempre sobre o peito uma fita vermelha com uma cruz de bronze na ponta.

Precisamos reconhecer a importância desse movimento que, como o nome diz, por meio da oração leva a palavra de Deus onde quer que, pelo menos um de seus integrantes esteja. É por meio da oração que conversamos com Deus e levamos a ele nossos agradecimentos, lamentos e pedidos. A oração fortalece o homem à medida que o aproxima de Deus. Dentro da Igreja Católica o Apostolado da Oração tem o importante papel de cooperar ativamente na espiritualidade da Paróquia.

Por isso, uma vez Deputado Estadual, portando um legislador, me vali da condição para propor o reconhecimento do Movimento Católico Apostolado da Oração como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.", afirmou o Deputado Estadual Talysson de Valmir, autor do projeto que deve ser levado Para votação nesta quarta, 17.

O APOSTOLADO

O movimento Católico Apostolado da Oração (AO) é um dos maiores grupos de fiéis católicos do Estado de Sergipe e do Brasil. Presente na Diocese de Propriá e em todo território sergipano, o Apostolado da Oração é uma verdadeira marca cultural do nosso povo.

Nas procissões, que são uma grande marca do povo e da cultura sergipana, muitas delas já declaradas patrimônio imaterial, o Apostolado da Oração (AO) está sempre no “pelotão de frente”, formando as fileiras principais destes cortejos, levando, além dos seus tradicionais membros vestidos de branco e ornados com fitas vermelhas, a bandeira e o estandarte do grupo local.

Sua origem no mundo remonta ao ano de 1844, quando padres católicos, após retornarem de uma missão na África para a França, decidiram iniciar o apostolado com os fiéis. Já no Brasil, o Pe. Bento Schembri, fundou em Recife o 1º centro do AO em 1867 e poucos anos depois em 1871, em Itu, o Pe. Bartolomeu Taddei fundou o centro do AO que espalhou ramos por todo o país.

Com informações,

PASCOM Diocesana