Nota de falecimento: Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna (BA)

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de DOM (CZESLAW) CESLAU STANULA CSSR, bispo emérito de Itabuna (BA), ocorrido ontem (14) às 23h, aos 80 anos de idade, no Hospital Jorge Valente, Salvador (BA), onde se encontrava internado, desde o dia 6 de maio. Os bispos do Regional Nordeste III da CNBB (Bahia e Sergipe), emitiram uma nota de pesar na manhã de hoje (15). Segue a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM CESLAU STANULA, CSsR, BISPO EMÉRITO DE ITABUNA

"Vou preparar-vos um lugar. E depois que eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também" (Jo 14, 2-3).

01 - Nós bispos do Regional Nordeste III da CNBB (Bahia e Sergipe) lamentamos profundamente o falecimento do nosso irmão no episcopado Dom Ceslau Stanula. Unimo-nos na fé e esperança aos familiares e amigos, a todos que lamentam a perda de nosso irmão, expressamos nossos sentimentos, solidariedade e orações.

02 - Ainda não conseguimos acreditar que nosso irmão partiu deixando em todos nós um grande vazio. É triste constatar que não o teremos mais em nosso meio. Como bispo, pai, pastor, era um missionário e homem da "Alegria do Evangelho". Entre nós foi sempre uma presença amiga, fraterna, serena e repleta de sabedoria. Um querido irmão e companheiro na missão. Um homem com coração de menino, tão atencioso e feliz com a vida. Seu sorriso nos faltará. Não leremos mais suas mensagens diárias em nosso grupo de bispos e nas redes sociais; não o teremos mais nas romarias do Senhor Bom Jesus da Lapa, que tanto amava participar como romeiro do Bom Jesus.

03 - "Não se perturbe o vosso coração!" (Jo 14,1). A promessa da imortalidade nos consola. Nosso irmão fez sua romaria e páscoa definitivas. Que a fé na feliz ressurreição perpasse a tristeza de todos que sofrem pela sua ausência.

04 - "Na casa de meu Pai há muitas moradas" (Jo 14, 1-2). Que o Bom Jesus o acolha em seu Reino, na morada definitiva que lhe fora preparada desde toda a eternidade e que receba o prêmio reservado ao servo bom e fiel. Que o Senhor lhe dê o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine. Que nossas orações o acompanhem ao trono do Altíssimo e ele seja também nosso intercessor no céu!

05 - Obrigado Dom Ceslau, pela imagem de Bom Pastor expressada em nossa Igreja. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o acompanhe em sua romaria!

Salvador, 15 de maio de 2020.

Dom João Santos Cardoso

Bispo de Bom Jesus da Lapa - BA