Papa inaugura o Mês Missionário Extraordinário

O Papa Francisco inaugurou o Mês Missionário Extraordinário que a Igreja universal celebrará durante todo o mês de outubro de 2019



O Santo Padre deu início, na Basílica de São Pedro, a esta iniciativa sem precedentes, ao presidir a oração das vésperas na memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões. O rito litúrgico foi realizado em um clima de devoção e oração que foi alternado pela escuta de alguns testemunhos missionários, momentos de silêncio e cantos.


Antes de concluir, o Pontífice entregou crucifixos aos missionários – religiosos e leigos –, que partirão em missão para Taiwan, República Democrática do Congo, Camboja, Bangladesh, Sudão do Sul, Cazaquistão, Quirguistão e Brasil.


Durante a homilia pronunciada na Basílica de São Pedro, o Santo Padre explicou que este Mês Missionário Extraordinário “quer nos dar uma sacudida que nos provoca a ser ativos no bem. Não notários da fé e guardiões da graça, mas missionários” e, para isso, pediu para não viver uma fé “de sacristia”.


Refletindo sobre a passagem bíblica do capítulo 25 de São Mateus, o Pontífice se deteve no ensinamento da parábola para destacar que “Deus nos confiou seus maiores bens: nossa vida, a dos outros, a cada um de nós, muitos dons diferentes. E esses dons, esses talentos, não representam algo para guardar em um caixa forte, mas um chamado: o Senhor nos chama para fazer os talentos frutificarem com audácia e criatividade”.


"Deus não nos perguntará se conservamos zelosamente a vida e a fé, mas se a colocamos em risco, arriscando, talvez perdendo prestígio", afirmou o Papa, que incentivou todos os fiéis – religiosos e leigos – a dar suas vidas pela missão.


“Recebemos não para enterrá-la, mas para colocá-la em jogo; não para conservá-la, mas para doá-la. Quem está com Jesus sabe que possui aquilo que se doa; e o segredo para possuir a vida é doá-la. Viver de omissões é renegar a nossa vocação: a omissão é o contrário da missão”, exclamou.


O Mês Missionário Extraordinário tem como tema "Batizados e Enviados".


Fonte: ACI Digital

Diocese de Propriá

Igreja Católica Apostólica Romana

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNBB NE 3 / Sub-regional 2

Contato:

Telefone: (79) 3322-1757

E-mail: diocesepropria@bol.com.br

Cúria Diocesana:

Travessa Municipal, 117

49900-000 / Propriá-SE

Func.: Seg a Sex: 08h às 12h / 14h às 18h

Todos direitos reservados a Diocese de Propriá 

logo 2.png