REPRESENTANTES DA SUB-REGIÃO PASTORAL 2 REALIZAÇÃO REUNIÃO ONLINE

No último dia 2 de julho as representatividades da Caritas na sub-região pastoral 2 que corresponde a Arquidiocese de Aracaju e suas dioceses sufragânias: Propriá e Estância realizaram uma reunião online com a finalidade de tratar das eleições do Secretariado Regional. Elielma Barros Vasconcelos, do Movimento dos Pequenos Agricultores e animadora de comunidade, natural de Poço Redondo e com atuação em Neópolis, foi indicada pela Cáritas de Propriá para compor o Conselho Regional.

Estiveram presentes nesta reunião, representando a diocese de Propriá, o pe. Isaias Carlos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Socorro, no Povoado São Miguel, município de Propriá, Maria Izaltina, Presidente do Território Quilombola do Brejão dos Negros, Maria de Fátima Teixeira (Fatinha), Secretária da Cáritas Diocesana de Propriá, Enéas Rosa, Presidente da Associação da Comunidade Quilombola da Resina, em Brejo Grande, Mailson, jovem animador da Cáritas Diocesana de Propriá, da Comunidade Quilombola do Mocambo, em Porto da Folha, Elielma Barros Vasconcelos, animadora da Cáritas Diocesana de Propriá e do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), Mauro Luiz Cibulski, animador da Cáritas Diocesana de Propriá e do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), Jardel, articulador da Cáritas Diocesana de Estância e articulador da Cáritas Regional, Maria de Fátima (2), artesã no Povoado Serrão e animadora da Cáritas Diocesana de Propriá, e Alan, representante da Cáritas Brasileira Regional NE 3.

No próximo dia 12 de julho, a Diocese de Propriá promoverá uma reunião a nível diocesano. Este encontro também acontecerá pelo google meet a fim de partilhar as ações de solidariedade realizadas nas paróquias durante este tempo de pandemia, como doações de alimentos e outras.

A campanha de solidariedade "Tempo de Cuidar" foi promovida pela CNBB com o intuito de levar esperança, através de gestos concretos para com as famílias em vulnerabilidade,vque sofrem em decorrência da Pandemia da Covid-19.

A reunião diocesana espera contar com representantes paroquiais e sacerdotes, bem como com a presença de Dom Vitor Agnaldo.

Presente no Brasil desde 1956, a Cáritas é reconhecida como entidade de utilidade pública federal, e também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua missão é “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.”

Em nível diocesano, a Cáritas "é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário". Em nossa diocese ela conta com a presença do pe. Isaías à frente das atividades e com o apoio de leigos.

O padre Isaías tem refletido atualmente sobre a vulnerabilidade de alguns idosos que sofrem abusos em seus direitos legais referentes a aposentadoria e a ilegalidade de alguns empréstimos epretende reunir um grupo de advogados que possa acompanhar alguns idosos em casos destas situações ilícitas.

A sede da Cáritas em nossa Diocese está localizada no Povoado Cruz das Donzelas município de Malhada dos Bois.

"Onde não há caridade não pode haver justiça." (Santo Agostinho).