Reunião do Vicariato Imaculada Conceição.

Aconteceu, no dia 29, dia de São Pedro e São Paulo, a Reunião do Vicariato Imaculada Conceição.

O encontro proporcionou uma partilha por parte dos padres para com o bispo acerca das ações pastorais neste tempo de pandemia, bem como foi dada a oportunidade de cada um partilhar das suas experiências pessoais nesse período.

Os padres partilharam:

✓a continuidade da presença dos fiéis na Igreja, por meio das doações e da fidelidade ao dízimo;

✓as dificuldades com a Catequese e o surgimento de casos de distúrbios decorrentes da "vida online";

✓a reabertura das igrejas, que mesmo com número limitado, tem proporcionado um fluxo significativo de fiéis nas celebrações.

Foram e ainda estão sendo desenvolvidas ações solidárias em consonância com o Projeto "Tempo de Cuidar" sugerido pela CNBB, de modo que estas ações tem contado com a iniciativa e participação dos fiéis, de órgãos parceiros e também de outras igrejas cristãs, como foi a experiência da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.

Em pauta, ficou também determinado o recolhimento do questionário do "Tempo de Escuta" para a Assembleia Eclesial Latino Americana e Caribenha, da qual a Diocese participará escutando as representações de grupos e enviando esses resultados para colaborar na elaboração desta mesma Assembleia.

Também foi abordado o Sínodo dos Bispos, ficando agendada a Abertura Diocesana para o dia 17 de outubro, às 9h, na Igreja de Santa Gianna, na Cidade de Nossa Senhora da Glória.

Sobre o Plano de Pastoral (em construção), chegou-se à conclusão da necessidade de uma reavaliação em virtude da realidade "pós-pandemia", ficando a encargo da Comissão Diocesana de Pastoral fazer está revisão e apresentá-la em tempo oportuno.

Sobre a colaboração das Paróquias para com o Seminário, fomentou-se a articulação e os meios de agradecer aos que já estão colaborando.

Também nesta reunião, foi apresentado o projeto de reforma da Catedral Diocesana e os possíveis meios pelos quais o Vicariato colaborará.

Por fim, foi comemorado o aniversário natalício do Pe. Pedro e o Bispo também realizou uma visita de cortesia ao Pe. Alailson que se encontra de repouso na cidade de Aquidabã após ter se recuperado do Covid-19.