Solenidade de Corpus Christi na Diocese de Propriá

Atualizado: 20 de Jun de 2019

Como nasceu a Solenidade de Corpus Christi?

A Celebração de Corpus Christi recorda a Instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, quando Jesus, sabendo de tudo o que estava para acontecer, quis comer a Páscoa com seus apóstolos. Durante a ceia, Jesus tomou o Pão e o Vinho, os abençoou e deu aos seus discípulos, selando a aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado.

Esta celebração é um convite à manifestação da fé e devoção a este Sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade. Um dia especial para festejar a presença viva de Jesus Cristo Ressuscitado na Eucaristia.

Em 1208, na Diocese de Liègé (atualmente a Bélgica), a monja Agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, observando a lua cheia, viu uma mancha escura e recebeu a revelação de Cristo de que aquela mancha era a ausência, no calendário, de uma festa especial em honra à Eucaristia. Recebeu, também, o encargo de promover essa festa.

Em 1240, o Bispo de Liègé, Roberto, promulgou um decreto estabelecendo a festa em sua diocese, para ser celebrada no segundo domingo depois de Pentecostes. Em 1251, o delegado papal Cardeal Hugues de Saint-Cher inaugurou a festa em Liègé. Daí em diante, a festa passou a ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Em 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos. Material que até hoje é usado durante a Solenidade. São Tomás compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia.

A festa só encontrou lugar seguro no calendário, tornando-se uma das mais populares, 50 anos depois, quando o Papa Clemente V confirmou o decreto de seu predecessor e João XXII o publicou em 1317. A prática das procissões surgiu em 1279, na Colônia, imediatamente seguida por outras igrejas. A hóstia consagrada era levada pelas ruas e campos, uma homenagem pública a Cristo presente no sacramento.

Programação da Solenidade de Corpus Christi na paróquias da Diocese de Propriá:

- Paróquia Catedral Santo Antônio, de Propriá

8h: Missa Solene na Igreja do Rosário.

9h às 16h: Adoração ao Santíssimo Sacramento.

16h30: Procissão e Santa Missa na Catedral Diocesana, presidida por Dom Vitor, Bispo Diocesano.

- Paróquia Santo Antônio, de Neópolis:

16h: Santa Missa, Procissão e Benção do Santíssimo

- Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Nossa Senhora da Glória

9h: Santa Missa, Investidura dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Exposição do Santíssimo Sacramento

17h: Procissão e Santa Missa

- Paróquia Senhora Sant'ana, de Aquidabã

9h às 18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz

19h: Santa Missa seguida da solene Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas da cidade.

- Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do município de N. Sra. de Lourdes

05h: Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário Eucarístico

16h: Procissão saindo do Santuário Eucarístico, seguido de Santa Missa na Igreja Matriz.

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Brejo Grande

12 às 16h: Adoração ao santíssimo sacramento na matriz em seguida de procissão e Santa Missa.