VICARIATO IMACULADA CONCEIÇÃO E O TEMPO DE ESCUTA DA ASSEMBLEIA ECLESIAL LATINO-AMERICANA E CARIBENH

Motivados pelo Tempo de Escuta da Assembleia Eclesial Latino-Americana e Caribenha, o Vicariato Imaculada Conceição da Diocese de Propriá, formado pelas Paróquias do Sertão do São Francisco, reuniu algumas lideranças paroquiais, juntamente com seus respectivos presbíteros para rezar, refletir e responder ao questionário designado pela referida Assembleia, neste último dia 17/08.

Após uma breve introdução sobre o Tempo de Escuta e as intenções da Assembleia Eclesial que acontecerá no México, de 21 a 28 de novembro deste mesmo ano, o Vicariato se dividiu em sub-grupos com o material em mãos para discutirem sobre as temáticas apresentadas.

Em meio as trocas de experiências pastorais, próprias de cada realidade, os participantes puderam partilhar também os impactos da Pandemia da Covid-19 e suas respectivas transformações causadas na vida pastoral da Igreja, fomentando mudanças de perspectivas e possíveis transformações metodológicas que nos acompanharão de agora por diante.

Segue, pois a necessidade de enquadrar a nossa realidade de vida em conformidade com o Evangelho e, como pontuou o Papa Francisco em 2016: Não só vendo mas olhando, não apenas ouvindo mas escutando; não só cruzando-se com as pessoas, mas detendo-se com elas, não só dizendo ‘que pena, pobrezinhos!’, mas deixando-se arrebatar pela compaixão; “e depois aproximar-se, tocar e dizer: ‘Não chores’ e dar pelo menos uma gota de vida”. Eis, os caminhos que necessitaremos percorrer.

A Comissão também aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas ao Pe. Clenisson, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canindé, Pe. Agenor (SCJ), Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Poço Redondo, Pe. Adalto, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Monte Alegre de Sergipe, todos recém-chegados ao Vicariato, visto que ainda não havia ocorrido um momento propício dentro deste período pandêmico.

Pe. Pedro do Carmo é o atual Vigário Episcopal do referido Vicariato que tem como secretária, Suely, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Monte Alegre e Santa, da Paróquia Nossa Senhora da Glória como tesoureira.

Dom Vitor encarregou o Pe. Gustavo Martins (Assessor de Comunicação) para promover este momento único que Igreja está promovendo, com a finalidade de colocar em prática as perspectivas do Documento de Aparecida e se deixar guiar pelas inspirações do Espírito Santo, que se manifesta quando esta mesma Igreja de Jesus Cristo está reunida para escutar Sua Palavra e partilhar o Pão Eucarístico. Após os grupos apresentarem ao Pe. Gustavo as respostas do questionário, algumas datas na agenda do Vicariato foram revistas e as Comissões pastorais foram redefinidas para melhor organização da Pastoral Orgância.

“Assim ocorre também a nós olhar a realidade de nossos povos e de nossa Igreja, com seus valores, suas limitações, suas angústias e esperanças. Enquanto sofremos e nos alegramos, permanecemos no amor de Cristo, vendo nosso mundo e procurando discernir seus caminhos com a alegre esperança e a indizível gratidão de crer em Jesus Cristo”. (DAp. 22).

Acesse, inscreva-se e participe você também: https://asambleaeclesial.lat/escucha/